21 April 2012

ESPINHEIRA SANTA - o perfume que medica

Famosa no combate à úlcera e outros problemas estomacais, a perfumada Espinheira Santa é uma erva muito conhecida pelos índios que a usam como excelentes resultados no combate de tumores.



Ganhou este nome pela aparência das suas folhas, que possuem espinhos nas extremidades mas, ao mesmo tempo porque é um "remédio-santo" no alívio de vários problemas, principalmente os estomacais.

Ao lado da Sálvia, faz uma dupla imbativel no tratamento das dores de estômago. Na medicina popular, a fama da espinheira-santa ultrapassa gerações, no combate à úlcera e gastrites.

A sua acção comprovada por estudiosos e farmacologistas que analisaram os seus feitos medicinais em animais com resultados altamente satisfatórios.

É uma erva perfeita contra as afecções gástricas, hiper acidez do estômago, úlceras de estômago e duodeno, afecções intestinais, hepáticas, renais e da pele, quando de origem intestinal, tais como acne, eczemas, etc.

É também usada na cicatrização de feridas, principalmente em diabéticos, através de compressas, com a tintura-mãe diluída em água.

Conhecida popularmente como espinho-de-deus, salva-vidas, sombra-de-touro, erva-cancerosa e espinheira-divina, a espinheira-santa produz frutos pequenos e vermelhos, que proporcionam o cultivo da planta com excelentes resultados.

As suas folhas, frescas ou secas, são utilizadas na preparação de infusões para uso interno ou externo. O efeito cicatrizante também pode ser observado com maior atenção no tratamento de problemas de pele.



CHÁ DA ESPINHEIRA-SANTA
Leve ao fogo 1/2 litro de água ao fogo e folhas de espinheira-santa. 
Deixe o lume levantar fervura e desligue.
Abafe e aguarde 3 minutos. Coe e beba-o em seguida.

No comments: