02 September 2011

ESTRAGÃO


O Estragão é uma planta herbácea perene, de folhas pequenas e estreitas. As suas origens provêm da Sibéria, sendo popular por toda a Europa. Esta planta é um ingrediente típico da cozinha francesa e é usada para realçar o sabor de certos alimentos, desde saladas até carnes e peixes. Os folhas do Estragão são adicicadas e com um leve sabor a picante, lembrando o cheiro da Erva Doce. Podem ser utilizadas na preparação de manteigas aromáticas e em sopas. Tal como as do Manjericão, podem ser utilizadas tanto frescas como secas. A escolha depende do que as receitas exigem.

Esta erva pode ainda ser utilizada no azeite e no vinagre, deixando-os aromáticos, ideais para o preparo de algumas saladas. Ainda pode ser usada para aromatizar mostarda e molhos, queijo, omeletes, cogumelos e tomates. As suas mudas não possuem sabor. Assim, o uso culinário do Estragão só é indicado quando a erva atinge cerca de 40 cm.

VARIEDADES
Existem duas espécies de Estragão na Europa: a alemã, que pode atingir até 2m de altura, e a francesa que atinge até 80 cm de altura. Além disso elas diferem também no seu aroma e pelos seus usos.
O Estragão francês é mais usado na indústria de alimentos e licores. Na medicina tradicional, de entre os diversos usos, recomenda-se a infusão a partir de folhas frescas de Estragão para suavizar as cólicas menstruais. Além disso, o seu uso também é eficaz como repelente de insectos e para lavagem de ferimentos sofridos em animais. A raiz desta erva, quando aplicada no couro cabeludo, ajuda a fortalecer os cabelos e faz os fios crescerem mais rapidamente.
Estão no óleo essencial no Estragão as mais importantes propriedades medicinais da planta: estragol, metil-cavicol, terpenos, ocimeno, felandreno, heterosídeos cumarínicos.

PROPRIEDADES MEDICINAIS
Os preparados do Estragão, utilizados na medicina caseira, auxiliam no bom funcionamento do aparelho digestivo, tendo função vermígula, ajudam a prevenir doenças do coração e podem ser utilizados para induzir a menstruação. Também possuem acção diurética e depurativa do sangue. É indicado para a retenção hídrica e gripes.

COMO CULTIVÁ-LO
As suas folhas estreitas, contrastam com as restantes ervas aromáticas da mesma espécie. É uma planta rasteira e, num jardim com várias da mesma família, destaca-se por ser diferente. O Estragão pode ser cultivado em vasos, sendo que no Outono deve ser colocado no interior, pois a planta deve crescer com o calor do sol. As flores que nascem desta planta devem ser eliminadas para que as suas folhas cresçam sem morrer. Para protegê-la do frio intenso do Inverno, deve ser coberta com palha. Pode ser usada fresca, desde o início do Verão até ao final do Outono e seca durante o resto do ano. Para conservar o sabor das folhas estas devem ser bem secas. Podem também ser congeladas ou conservadas em vinagre e azeite.

USOS:
Na Saúde - ajuda a combater dispepsias, reumatismo e problemas digestivos. É estimulante do apetite, ajuda nas perturbações menstruais e ajuda a combater as insónias.

Na Cozinha - experimente cortar as folhas de Estragão com uma tesoura (para manter todas as suas propriedades) e use-as em saladas, cogumelos, omeletes, carnes, aves, peixe, mostarda e diversos molhos (bearnês, tártaro, gribiche, ravigote) enriquecendo ainda azeite e vinagres.

Contra-Indicações - mulheres grávidas e as que estão a amamentar deve evitar o consumo desta erva.


No comments: