16 September 2011

CRAVINHO


Conhecido também como Cravo-da-Índia, o Cravinho pertence à família das Mirtáceas e é originário da Indonésia. É uma especiaria cultivada na maior parte das zonas tropicais do mundo. Esta planta tem um sabor agradável e forte, e é bastante utilizada como condimento na culinária. Dentro das suas inúmeras propriedades benéficas, há a destacar a anticéptica. Auxilia também na digestão, controla a diarreia, é afrodisíaco e protege o estômago de diversas doenças.
Do Cravinho é extraído o óleo essencial que contém todos os benefícios para o organismo.

A SUA CONSTITUIÇÃO
Planta com mais de 400 variedades espalhadas pelo mundo, o Cravinho possui folhas verdes e aromáticas e flores que também servem para aromatizar. Estas têm uma cor amarela e brotam no fim do verão ou principio de Outono. Esta árvore perene prefere o calor, não tolera as baixas temperaturas e só se dá em terrenos bem drenados e férteis.
USOS

Na Saúde: o Cravinho reduz o mau hálito, melhora a digestão e a circulação do sangue. É um poderoso bactericida e fungicida. O seu óleo essencial tem diversas propriedades: a analgésica, a anticéptica e a vermifuga. É recomendado para as cáries, aftas e feridas da boca. Os óleos actuam ainda na eliminação de fungos e bactérias, fortalecem o sistema imunológico, no combate dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
Na Beleza: usado na perfumaria.

Na Cozinha: pode ser usado tanto em doces como em salgados. Dá um sabor agradável e forte quando usado em molhos.

Contra-Indicações: não deve ser usado por mulheres grávidas, pois provoca contracções uterinas.


CHÁ CONTRA NÁUSEAS
Ferver 1 colher de chá de cravilho, 1 colher de chá de canela em pó com 500 ml de água.
Coe e tome 1 chávena de café de 2 em 2 horas.
Repita até ver resultados.

No comments: