03 April 2011

AVENCA

Adiantum capillus-veneris L.

Muito conhecida como Cebola-de-Venus ou Cabelo-de-Anjo, a Avenca é uma planta perene originária dos Estados Unidos, Brasil e México. Para que ela cresça é essencial que haja calor, humidade e luminosidade indirecta. A sua propagação é através das suas sementes, esporos, que são arrancados pelo vento e podem crescer em qualquer sítio. Para cultivá-la, é preciso ter bastante cuidado com ela, pois é muito frágil, e as suas folhas podem murchar com facilidade. Na simbologia, a Avenca é conhecida por espantar as más energias da casa e purificar o ar.

A SUA CONSTITUIÇÃO
Algumas variedades da planta são usadas na medicina tradicional como calmante para a tosse e resolve problemas do couro cabeludo. As folhas da Avenca são, em grande quantidade, e as suas margens recortadas, onduladas ou redilhadas. Não crescem mais do que 50cm de altura e são bastante comuns em ambientes interiores.

USOS

Na Saúde: usam-se as folhas para fins medicinais. Tem propriedades adstringentes, astiasmática, antibasteriana, anti-inflamatória, antioxidante, digestiva, hepática, expectorante. É aconselhável para infecções respiratórias, asma, febre e constipações, caspa e queda de cabelo, hepatite e para regular a menstruação.

Na Beleza: em form de infusão, a Avenca ajuda a manter a higiene do couro cabeludo.

Na Cozinha: As folhas da Avenca podem ser usadas como tempero em sobremesas e pratos salgados.

Contra-Indicações: desconhecidas




PARA CURAR GRIPE OU TOSSE
Junte um colher de folhas de Avenca em um litro de água e deixe ferver. Adoce com mel a gosto e tome 2 a 4 chávenas de chá por dia.

4 comments:

Luciana Onofre said...

um selo "bruxo" para ti aqui:

http://caldeiroescriasemagia.blogspot.com/

Zíngara Roberta said...

Obrigada! adoro esse blog e hj o post da avenca me encantou! parabéns! esse blog é demais!

Paula NoGuerra said...

Obrigada Luciana, vou já lá buscar!

Beijocas aromáticas***

Paula NoGuerra said...

Roberta,
Obrigada pela tua visita.
Beijocas doces***