22 September 2010

GENGIBRE

(Zingiber Officinale)

O Gengibre é uma planta de origem asiática, que se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Tornou-se num ingrediente essencial em qualquer cozinha. Este possui um sabor picante e pode ser usado em pratos salgados como nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois os seus sabores são muito diferentes: o Gengibre seco é mais aromático e tem um sabor mais suave.

FEITOS POSITIVOS
A sua composição é rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. O seu óleo essencial contém fenóis, lecitinas, aminoácidos, sendo que os seus efeitos terapêuticos derivam principalmente da sua composição quimica bastante rica. É uma plante perene, que pode atinger até 1 metro de altura. As suas folhas são verdes escuras e nascem a partir de um caule duro, grosso e com raízes bastante profundas. O seu caule é utilizado na culinária e na preparação de medicamentos.

USOS
Na Saúde: é usada para o tratamento dos enjoos. Previne gripes e constipações e mantém o nivel desejado do colestrol. Usado em forma de óleo, em banhos e compressas quentes é excelente para tratar problemas de coluna, articulações, dores de cabeça, ajuda a diminuir a congestão nasal, as cólicas menstruais e alguns tipos de cancro. Acredita-se ainda que actua contra a disfunção eréctil.

Na Beleza: o seu óleo é muito usado na composição de perfumes.

Na Cozinha: como condimento, o seu óleo é precioso. Em pó ou seco é essencial para cozinhar bolos, bolachas e para dar um sabor especial a molhos.

Contra-Indicações: grávidas não devem consumi-lo todos os dias. O uso externo deve ser acompanhado para evitar queimaduras.


CHÁ DE GENGIBRE PARA O ENJOO
Derreta 4 colheres de açucar em ponto caramelo, junte 2 colheres de sopa de gengibre, cravo e canela que baste e uma rodela de limão sem casca.
Junte-lhe 1 litro e meio de água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e sirva bem quente.
Deve tomar 4 chávenas de chá da planta por dia. Se vai viajar, tome-o 30 minutos antes de iniciar, repetindo a dose de 4 em 4 horas se necessário.

No comments: