06 September 2010

ALECRIM

(Rosmarinus Officinalis L.)

O Alecrim é oriundo da região da Europa Mediterrânea e é usado na culinária, em pratos de carne, saladas, molhos, etc. Na medicina, é usado para tratar depressões, doenças do figado e também na beleza, devido às suas propriedades adstringentes. O seu nome em latim, "Rosmarinus", significa "o orvalho que vem do mar", devido ao aroma agradável das praias mediterrâneas onde crescia e se desenvolvia. Na simbologia, o alecrim representa a AMIZADE, a purificação e a força dos raios solares. As propriedades medicinais desta erva estão presentes na cultura popular desde a antiguidade. Era frequentemente usado para desinfectar os quartos dos doentes e, em épocas da peste, muitas pessoas andavam com raminhos de alecrim, que iam cheirando ao passar por zonas contaminadas. Na Aromaterapia, é muito usado para estimular a mente e a memória. Serve também como tónico para o stress e para combater a apatia e a ansiedade.

A SUA CONSTITUIÇÃO
As folhas são lineares, estreitas e opostas, têm uma coloração verde na parte superior e na interior são esbranquiçadas. As flores são de um tom azul-violeta e agrupadas tipo cacho. Após a sua colheita, as flores e folhas devem ser mantidas em recipientes de vidro ou sacos de papel ou plástico transparente. É uma planta que apresenta um crescimento rápido ao longo do ano. Pode atingir até os 2 metros de altura. O seu caule é fino mas apresenta alguma resistência. Contudo, deve evitar expô-lo em zonas de muito vento. A época da sementeira é na Primavera, embora seja muito simples plantá-la num vaso dentro de sua casa. Apresenta umas raízes pouco profundas.

O ALECRIM-PIMENTA
É uma planta mais alta do que o vulgar Alecrim, muito ramificada e quebradiça, as suas folhas são aromáticas e picantes. O Alecrim-Pimenta é famoso pelo seu óleo essencial, rico em flavonóides, que ajudam a combater as infecções de pele, as aftas, o corrimento vaginal, o acne, a caspa, o pé de atleta e as infecções de boca e garganta. Na medicina tradicional, as suas folhas e flores são usadas sob a forma de chás que contêm um importante componente anti-séptico e o seu óleo essencial pode ser usado para fazer máscaras para a pele.

USOS
Na Sáude: devido às suas inumeras propriedades adstringentes, analgésicas, anti-sépticas, anti-inflamatórias e antioxidantes, o Alecrim estimula o correcto funcionamento da vesícula biliar e, por isso, ajuda nos problemas da digestão. A forma mais comum de o ingerir é sob infusões: Mas as suas propriedades milagrosas não ficam por aqui. Esta erva ajuda também na cicatrrização de feridas, depressão, cansaço fisico, debilidade cardíaca, músculos doloridos e dores no corpo.

Na beleza: ajuda a combater o inchaço nos olhos, a pele desvitalizada, a queda de cabelo e caspa.

Na cozinha: excelente para temperar carnes, principalmente as adocicadas como a de coelho. Pode complementá-lo em pratos com batatas assadas, verduras, peixes, mariscos, carne de galinha, risoto e pratos com ovos e queijo.

Contra-indicações: não deve ser tomado por grávidas sob a  forma de nenhum dos componentes, pois pode provocar irritações gastrointestinais, irritações na pele e abortos.


GELEIA DE ALECRIM
Ingredientes
3 pêras
1/2 chávena chá azeite virgem
1 chávena chá açucar
1 chávena chá água
2 chávenas chá alecrim

Preparação
Lave o alecrim e seque-o. Pique as folhas e reserve. Lave a pêras, e descasque-as. Tire o miolo e as sementes. Pique-as e coloque no copo do liquidificador. Junte o azeite. Bata por um minuto ou até obter um creme e passe-o para uma panela. Adicione o Alecrim, açucar e a água. Misture tudo, leve a lume brando e deixe cozinhar cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, ou até obter uma geleia. Retire do lume. Sirva com carnes assadas

No comments: