06 August 2010

EUCALIPTO

(Eucalyptus globulus labill)

O Eucalipto é originário das grandes florestas da Austrália e vem de uma família das Mirtáceas. É uma árvore de grande porte, que pode atingir os 70 a 80m de altura, com folhas largas, persistentes e flores amareladas, com frutos duros e perfumados. Tem um aroma doce, porém forte. Pode ser encontrado nas regiões subtropicais e trata-se de uma das árvores mais altas e de mais rápido crescimento. De entre as suas variedades, conhecem-se mais de 500 tipos, e de todas elas podem ser extraídas o óleo essencial. Este óleo pode ser usado para muitos fins, como no fabrico de doces, medicamentos, sabonetes e cremes. As suas folhas são bem conhecidas, não só devido ao seu aroma característico, mas também devido às suas propriedades tónicas, estimulantes e expectorantes. Portanto o seu maior benefício é no tratamento de constipações e outros problemas respiratórios.

Pode ainda usar o Eucalipto na sua casa: devido ao seu aroma forte, é um excelente ambientador. É também um tira-nódas eficaz e um ingrediente que faz parte da composição de muitos produtos de limpeza domestica.

É uma das árvores mais ricas pois o Eucalipto absorve os níveis elevados de CO2 e transforma-os em ar puro que podemos respirar livremente. A sua madeira é aproveitada para a indústria celulósica a matéria prima essencial no fabrico de papel..

TODOS OS BENEFÍCIOS
O Eucalipto é anti-bacteriano, antiviral e desodorisante. O óleo de Eucalipto possui o eucaliptol, um princípio activo que é muito usado em colónias e loções para depois da barba. Gotas do seu óleo, aliadas à água do banho, revigora.
É tradicionalmente usado em casos de febres e como descongestionante de problemas respiratórios (gripes e constipações, sinusites, bronquites). Proporciona um efeito estimulante (reforça a concentração) e é refrescante. Além de amenizar problemas respiratórios, por ter acção antisséptica, combate a amigdalite e problemas no aparelho urinário, como cistite, uretrite e infecção urinária. Usada em compressas, funciona como cicatrizante de feridas, alivia inflamações da pele e contusões, pois possui acção anti-inflamatória e antimicrobiana.
Pode ser ingerido na forma de chá, inalando o seu vapor, pastilhas e cápsulas. O chá de Eucalipto alivia dores, como as do reumatismo, e auxília no equilibrio dos niveis do açúcar no sangue. Ele também melhora a digestão e a circulação samguínea.

USOS:
Na Saúde: é bom para combater a amigdalite, dores musculares, asma, bronquite, caspa, diarreia, febre, herpes, queimaduras e reumatismo.

Na Beleza: é muito usado para o fabrico de óleos de banho, perfumes, cremes e loções.

Contra-Indicações: algumas pessoas têm alergia ao Eucalipto e não deve usá-lo externamente. Crianças, gestantes, lactantes e pessoas  com úlcera ou gastrite também não devem consumir esta planta de nenhuma forma. O óleo essencial é tóxico, pode mesmo levar a complicações graves para a saúde, pelo que o seu uso deverá ser feito somente sobre prescrição médica e nas quantidades especificadas. Também não deve ser inalado durante um ataque de asma.


COMO USAR:

1º PARA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
Ferver um litro de água com duas colheres de sopa de folhas frescas de Eucalipto numa panela fechada. Coloque-a no quarto, o mais próximo da sua cama, destape a panela e durma a inalar esse vapor.

2º PARA ELIMINAR O CATARRO
Ferver uma chávena de chá de água filtrada e desligue o fogo. Depois acrescente duas folhas secas de Eucalipto e tape. Deixe amornar, coe e acrescente 3 colheres de sopa de mel. Tome este chá a cada 12 horas.

3º PARA ELIMINAR INFECÇÕES NA BEXIGA
Ferva um litro de água, e assim que esta esteja fervida despeje 4 colheres de sopa de folhas secas e picadas de Eucalipto, deixando repousar durante 15 minutos. Coe e beba uma chávena de chá de duas em duas horas.

4º LIMPEZA REVITALIZANTE PARA A PELE
Ferva meia litro de água e deite nela 2 folhas de Eucalipto, 2 gotas de óleo de Lavanda e cascas de Limão e Laranja qb. Coloque o rosto sobre este vapor durante cerca de 10 minutos, mas com cuidado para não se queimar. Também pode ser usado para os pés. Relaxa e activa a circulação sanguínea.

No comments: