19 August 2010

ERVA CIDREIRA

(Melissa Officinalis)

A Erva Cidreira, nativa da Europa Meridional, é uma planta rasteira que deriva da família da Menta e da Hortelã. O seu sabor é doce e tem um aroma frutado, muito semelhante ao limão. É das suas folhas que se extrai o óleo essencial, conhecido por Melissa. Este óleo é usado para sua acção anti-espasmódica, anti-nevrálgica e calmante. É habitualmente consumida na forma de chá, que é um óptimo análgésico natural.

A SUA CONSTITUIÇÃO
As folhas são verdes, maiores e mais claras do que as de Hortelã. com uma forma oval e enrugada. Emanam um cheiro agradável e adocicado. É semeada no final do Inverno ou principios da Primavera. É uma planta anual, que floresce no final do Verão. As suas folhas são pequenas, esbranquiçadas e atraem as abelhas. Deve-se protegê-la do frio e do vento. A planta que pode atingir alturas dos 20cm aos 80cm, possui caules flexíveis, de cor verde. Nas regiões mais quentes, os seus caules secam no Inverno, mas voltam a nascer na Primavera.

USOS:

Na saúde: regula a menstruação, previne e trata das cólicas, tem um efeito tónico no útero, o que ajuda em casos de esterilidade. Ajuda a combater as insónias nervosas, os problemas gastro-intestinais, herpes e mau-hálito. É anti-depressivo e um anti-alérgico poderoso. A medicina dá a esta planta propriedades rejuvenescedoras. tem um efeito calmante e revitaliza a mente. É também usada para tratar a hipertensão e as gripes.

Na beleza: as suas folhas são poderosas, quando preparadas numa infusão, como loção capilar. A planta pode ser colocada na água para um banho perfumado.

Contra-Indicações: pode irritar as peles mais sensiveis. Recomenda-se um consumo moderado.




CHÁ DE ERVA-CIDREIRA
Ferva 1 chávena de chá de água. Desligue o lume após a água começar a ferver. De seguida coloque uma colher de sobremesa de folhas e ramos de Erva Cidreira picados. Tape e deixe abafado durante 10 minutos. Tome uma chávena 3 vezes ao dia.

No comments: