12 January 2010

OREGÃO


As folhas de Orégão, secas ou frescas, são bastante utilizadas nos pratos mediterrâneos pelo sabor que concedem aos cozinhados. Apesar da erva ser bastante aromática, as folhas secas têm um sabor mais apelativo.

Oriundo do Mediterrâneo, o tipo Origanum dá origem a várias espécies, entre si, consoante o clima, a fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais, tendo sabores diferenciados.

OS BENEFÍCIOS
Rico em ácido fenólico e flavonóides, o Orégão é um antioxidante natural, Tem, ainda, propriedades antimicrobianas que afastam as bactérias e patogénicos presentes nos alimentos, ajudando a preservá-los. Possui, também, cervacol, cimeno, linanol e tonino, substâncias que oferecem propriedades digestivas. O cultivo do Orégão é feito através de sementes ou divisão, desde que feito num solo solto, ensolarado e protegido. Para garantir o florescimento, a poda deve ser feita na primavera, prolongando-se o cultivo até ao Inverno, desde que protegido da geada.

USOS
Na Saúde: combate a tosse, bronquite e cólicas intestinais, quando usado como infusão. No caso de dores musculares, pode ser utilizado no banho.

Na Beleza: em forma de infusão é bom para combater a caspa.

Na Cozinha: de preferência, não cozinhar este tempero, seja ele fresco ou seco. Apenas deve ser adicionado ao prato depois de pronto, porque perde os benefícios terapêuticos durante o cozimento. Utilizar como tempero em molhos à base de tomate, saladas e massas em geral.

Contra-Indicações: O Orégão é contra-indicado em gestantes, lactentes e crianças com idade inferior a 6 anos, pacientes com gastrite, úlceras, doença de Crohn, epilepsia, parkinson e doenças neurológicas.


INFUSÃO PARA A CASPA
Ferva 30gr de Orégãos em 1 litro de água durante 10 minutos. Coe e enxague os cabelos limpos com este preparado.

No comments: