16 January 2010

CANELA


Sou uma grande fã da Canela... seja ela como aroma, como especiaria, é dos gostos e cheiros mais deliciosos.

Retirada da casca de uma árvore do Sri Lanka e no sudoeste da Índia, a canela tem um aroma que estimula os sentidos e acalma. Encontra-se em forma de pó seco, extracto, pau e em óleo, sendo um componente essencial em incensos, chás, licores, pastas de dentes, substâncias aromáticas, cosméticos e perfumes. Além disso, é utilizada no Oriente devido ao sabor forte, adstringente que confere um gosto único a pratos principais e sobremesas. No Ocidente é vulgar a sua utilização nos doces.

A SUA CONSTITUIÇÃO
A caneleira é uma árvore que requer cerca de 1.300mm de chuva por ano e temperatura média anual superior a 21ºC. A Caneleira pode atingir entre 8 a 9m de altura. O tronco pode chegar os 35cm de diâmetro. As folhas são brilhantes e lisas na parte superior, verdes-claras e recortadas na parte inferior. As flores pequenas, agrupadas em cachos ramificados, podem ser encontradas em tons amarelados ou esverdeados.

USOS
Na Saúde: as propriedades adstringentes, afrodisíacas, anti-sépticas, aromáticas, digestivas, estimulantes, hipertensoras, sedativas e tónicas, tornam-na poderosa na estimulação sexual, em problemas de fadiga e depressão, tosses, gripes, dores de estômago e diarreia.

Na Beleza: é utilizado o óleo e a casca da Canela para o fabrico de produtos de higiene, corporais e bucais. Em perfumaria, esta plantam também é muito utilizada.

Na Cozinha: a canela tanto pode ser usada para confeccionar pratos doces como salgados. Dá um aroma muito característico aos pratos. É usada também no fabrico de licores, gelados e conservas em vinagre.

Contra-Indicações: deve ser evitada em gestantes e lactantes.




CHÁ DE CANELA ENERGIZANTE
Ferver em 1l de água 1 pau de canela, 1 pedaço de gengibre fresco descascado e 1 colher de sopa de açúcar mascavado. Beber quente ou frio.

No comments: