20 October 2009

ALOÉ VERA

Oriunda do este e Sudeste africano, é uma planta pertencente à familia das Liliáceas. É também conhecida como Erva-Babosa e Babosa. Apesar de ser cultivada por todo o mundo, tem uma forte presença nos campos da Índia Ocidental e na costa da Venezuela. Dentre as suas variedades, conhecem-se mais de 200, embora nem todas sejam apropriadas para o consumo humano.

São constituidas por pequenos espinhos e é nas folhas que se encontra a seiva, que é óptima como hidratante e para aliviar queimaduras.

A raiz da Aloé vera é bastante ramificada, de uma cor castanha e muito forte, pois esta planta tem tendência para crescer em terrenos áridos.
A sua utilização em termos medicinais já é usada há muitos anos, especialmente para cuidar de problemas de pele. Na China é usado como principal ingrediente no fabrico de medicamentos.

Existem duas formas distintas na aplicação que resultam de dois produtos: o gel (extraido da folha) e o Aloés (um sumo desidratado da folha da planta). Diferentes produtos têm naturalmente, diferentes aplicações, contra-indicações e recomendações. A seiva, rica em água e polissacáridos, é um excelente hidratante, cicatrizante e emoliente (acalma a inflamação e a dor). Pode ser aplicada em queimaduras, feridas, eczemas e na psoríase, devido às suas propriedades imunomoduladoras (aumenta a resistência), anti-viral e anti-inflamatória. A seiva existe tmabém na forma de bebida, sendo benéfica no tratamento de úlceras, gastrites, inflamações da garganta, aftas e até do cancro.

Inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina (vitamina B3) que fortalecem o sistema imunitário, defendendo o organismo contra os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

É a melhor aliada para ajudar a ter uma pele luminosa. Esta planta também tem propriedades calmantes. Muitas pessoas com problemas de ansiedade recorrem a tratamentos complementados com Aloé Vera e sentem-se muito melhor. É importante, contudo, que o uso seja acompanhado por um especialista. De entre os seus outros inúmeros benefícios para a saúde, destacam-se a sua ajuda no combate de alergias, artrites, gengivites, diabetes, otites e conjuntivites.

USOS
Na Saúde: contribui para a saúde e higiene bocal, aumenta as defesas do organismo, ajuda a regular o peso e os niveis de energia, já que auxilia a libertação de toxinas. Ajuda também na digestão, auxiliando na absorção dos nutrientes ingeridos, aumenta a elesticidade da pele. As propriedades anti-inflamatórias actuam reduzindo a inflamação sem potenciar efeitos secundários. Ajuda a atenuar o ardor e acelera a cicatrização da pele.

Na beleza: o gel retirado desta planta funciona como boa loção solar, como creme hidratante caseiro e na preparação de shampôs, principalmente para ajudar no caso de irritação e coçeira no couro cabeludo.


Contra-indicações: nos casos em que existe obstrução intestinal, doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn, colite ulcerativa), apendicite, dor abdominal de origem desconhecida, hemorroidas, problemas renais, menstruação e em crianças menos de 12 anos de idade. A sua utilização não deve prolongar-se por mais de 8 a 10 dias consecutivos, sem acompanhamento médico,

ATENÇÃO: O Aloé não deve ser usado em simultâneo com medicamentos para o coração, diuréticos e corticosteroides. E não deve ser administrado durante a gravidez e no periodo de amamentação.



CREME ANTI-RUGAS


1 chávena de chá de creme hidratante para o rosto
3/4 de chávena de chá de gel puro de Aloé Vera


Misture os dois ingredientes e espalhe pelo rosto 1 vez ao dia. Se a sua pele for oleosa inclua no gel a polpa liquidificadora do Aloé Vera.


Pode guardá-lo no frigorifico num recipiente hermético até 2 semanas.

1 comment:

Anonymous said...

ola onde posso encontrar chas de aloe vera
?