18 September 2009

SALVA

A denominação Salva deriva do latim "Salvere" que significa salvar. Este arbusto muito ramificado e com um cale lenhoso, pode chegar aos 60cm de altura. As folhas, de cor verde acinzentado, possuem uma superficie rugosa, e têm uma haste longa que as une ao caule. Agrupadas em espigas, as folhas têm tons de rosa, branco, azul ou violeta. A salva é bastante usada como ornamento pela sua aparência decorativa e cheio agradável.

É plantada em viveiros entre Janeiro e Fevereiro e em campo aberto entre Abril e Junho. A planta prefere o sol, pelo menos durante uma boa parte do dia, mas também pode estar a meia-sombra. A Salva necessita de solos secos, leves e bem drenados. No entanto adapta-se à grande parte dos solos, à excepção do seco. É resistente ao frio, embora prefira o clima ameno. Não necessita de muita água. Da planta, utilizam-se as sementes, as flores e as folhas que devem ser secas à sombra, num local bem ventilado. Devem ser armazenadas em potes de vidro fechados.

USOS:

Na Sáude: é anti-sudorifica, anti-inflamatória, desinfectante, anti-depressiva, anti-espasmódica, pode curar a inflamação na garganta, sinusite, dificil digestão, edema, infecções da boca, aftas, tosses e bronquites. É anti-séptica, fungicida e ajuda a combater a diarreia. O chá alivia as gengivas inflamadas, além de estabilizar os diabetes os sintomas de menopausa. Diminui o suor excessivo e é restauradora de energis. É utilizada para combater tremores e vertigens,

Na beleza: A sua infusão é adstringente para a pele oleosa e um escurecedor de cabelos. Combate a caspa e inflamações do couro cabeludo.

Na cozinha: Usa-se para rechear aves, carnes de porco, pato e salsichas. Pode aromatizar um vinagre e é usado para fazer manteiga de ervas.

Contra-indicações: Não deve ser usado em casos de insuficiência renal, na menstruação ou amamentação: Pode causar um aumento da tensão arterial. Não deve ser tomada por mulheres grávidas e crianças.


INFUSÃO DE SALVA
5g de folhas
100ml de água
Ferva a água durante 10 minutos. Depois junte-lhe as folhas de salva.
Tome 3 vezes por dia.

No comments: