07 September 2009

LOURO

Usado na Grécia antiga para confeccionar coroas que premiavam o sucesso de herois nacionais, o Louro é actualmente utilizado na cozinha meditterânea e a medicina popular recomenda-o em caso de problemas digistivos.





Na Ilha da Nadeira, o óleo obtido da baga do Loureiro endémico é conhecido por possuir propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizado de forma bastante eficaz localmente, como remédio caseiro para diversos males.




Pertencente à familia botânica das LAURACEAE, o Loureiro ou Louro é oriundo do Mediterrâneo e pode chegar aos 200m de altura. As folhas têm um odor muito peculiar, e são bastante utilizadas na culinária.


A medicina popular indica o chá das folhas de louro em caso de problemas digestivos. Além do Laurus Nobilis, existem duas espécies que são bastante semelhantes nos Arquipélagos dos Açores (L. Azorica), Madeira e Canárias (L. Novocanariensis).

É preciso, no entanto, ter bastante cuidado e atenção e não confundir o Louro com o Loureiro-rosa que serve unicamente para ornamentação. Este género de erva possui folhas e bagas tóxicas pelo que, se consumidas, podem causar sérios danos à saúde, levando mesmo até à morte, devido a problemas que podem atingir directamente o coração.
USOS:
NA SAÚDE: Num preparado de chá é benéfico no alivio de gases, problemas digestivos e mau hálito.

NA COZINHA: As folhas de louro podem ser utilizadas na culinária para dar um óptimo sabor aos cozinhados.

CONTRA-INDICAÇÕES: As grávidas devem evitar a sua ingestão.


CHÁ DE LOURO:
1 Colher de sopa de folhas de louro
1 Chávena chá de água

Coloque as folhas de louro num recipiente e junto sobre elas a àgua fervida. De seguinte tape e deixe a infusão por uns 10 minutos. Coe e adoce com mel, se necessário. Tome ainda quente!

6 comments:

Gazetta Revolucionária said...

Olá, meu comentário e bem simples, apenas quero agradecer pela receita do chá de louro, pois apesar de gozar de boa saúde tenho a digestão um pouco lenta; principalmente à noite, tenho que me alimentar de coisas leves, senão é pesadelo na certa. Além do agradecimento, quero elogiar seu blogue, que é bem formatado e tem ótimos conteúdos. Vou continuar visitando este blog, com certeza.
Abraços
Laercio Pires
Ribeirão Preto - SP - Brasil

teresa said...

já ouvi dizer que pode também servir para o fígado. é verdade? para quem come comida com gordura ou frita, ou fastfood?
obrigado. teresa

Anonymous said...

Boa noite interessante tópico , adorei muito, talvez poderiamos tornar-nos blog palls :) lol!
Aparte de piadas sou o Luke, e assim como tu escrevo blogues se bem que o tema principal do meu blog é bastante distinto do teu....
Eu estudo blogs de poker sobre bónus sem depósito sem teres de por o teu dinheiro......
Gostei muito o que vi escrito!

Unknown said...

Estou tomando cha de louro para a dor que me da na boca do estomago e quando tenho mal estares devido ao calculo biliar (pedra na vesicula) e esta me ajudando muito ate que seja marcada minha cirurgia.Ainda bem q a natureza tem nos dado tantas coisas boas ao inves de ficar tomando comprimidos.

Unknown said...

Serve de fumo tambem, he muito usado em cadeias pequenas, te da uma sensação muito boa, pois abaixa a presão

Unknown said...

Tambem he usado como fumo, dichavado e bolado na seda.