24 September 2009

ERVA DOCE

Conhecida como funcho a Erva-dpce é originária da Europa e Médio Oriente. Adaptada aos climas tropicais e temperado, ele precisa de um solo rido em húmus e iluminação para se desenvolver.

AS SEMENTES
A erva-doce é utilizada para a má digestão, mau hálito, prisão de ventre, gases e como diurético. A razão desta planta ser tão benéfica ao aparelho gastrointestinal está nos óleos essenciais da sua composição. Eles estimulão as glândulas e a musculatura do tubo digestivo, o que aumenta a salivação e as secreções pancreáticas, responsáveis pela digestão. Além disso, há um aumento dos movimentos peristálticos (as contracções involuntárias que empurram o alimento do estômago até ao intestino). Isso faz com que haja uma redução nos gases e facilidade para eliminar o bolo fecal.

Os óleos essenciais ainda auxiliam no tratamento de cólicas, os soluços e dilatam os vasos sanguineos reduzindo a pressão arterial elevada. Já os fitoesteróis da erva-doce, substâncias com uma acção semelhante à hormona do estrogénio, estimula a produção de leite.

USOS
Na saúde: Anti-espamódico, anti-inflamatório, digestivo, diurético e estimulante do aleitamento. As sementes ajudam a combater a flautulência e as raizes são boas para ajudar em problemas do aparelho urinário. Em forma de infusão, trata infecções bucais.

Na beleza: A sua infusão feita com sementes é boa para a limpeza da pele da face.

Na cozinha: Caules, folhas e raízes podem ser usados para dar sabor a saladas, bolos, pães, sopas ou molhos. Muito utilizado na cozedura das castanhas.

Contra-indicações: Pessoas com úlceras gásticas


Infusão para SPM
2 colheres (sopa) de sementes secas de Erva-doce

2 colheres (sopa) de ramos frescos de Alecrim

Meio litro de água

Mel a gosto

Leve os ingredientes ao lume para ferver por 5 minutos. Desligue, espere amornar e coe. Adoce com mel e tome até 2 chávenas (chá) por dia.

Contra-indicações: gestantes, diabéticos e pessoas com tensão alta não devem consumir Alecrim.

No comments: