16 January 2008

ESTUDO: Chá Verde “pode ajudar no combate ao HIV”

Consumir chá verde pode ajudar no combate contra o HIV, o vírus da aids, de acordo com uma nova pesquisa. Cientistas britânicos e americanos descobriram que um componente chamado Epigallocatechin gallate (EGCG) evita que o HIV se ligue às células do sistema imunológico, chegando a estas células primeiro.

Uma vez que o EGCG se liga às células do sistema imunológico, não sobra espaço para o HIV se instalar da forma habitual. Mas os especialistas afirmam que o trabalho, que foi publicado na revista Journal of Allergy and Clinical Immunology, está em um estágio preliminar.

“Nossa pesquisa mostra que beber chá verde pode reduzir o risco de ser infectado pelo HIV e também pode desacelerar a proliferação do HIV”, disse Mike Williamson, pesquisador da Universidade de Sheffield.

“Não é uma cura e nem é uma maneira segura de evitar a infecção. De qualquer forma, sugerimos que deveria ser usado junto com remédios tradicionais para melhorar a qualidade de vida para os que foram infectados”, acrescentou.

“Atualmente, mais pesquisas estão ocorrendo para determinar o quanto podemos esperar de efeito a partir de quantidades diferentes de chá.”

Preservativos e medicação
Keith Alcorn, editor do serviço pela Internet Aidsmap, disse que serão necessários testes em animais antes de se chegar a conclusões a respeito do possível efeito protetor do consumo de chá verde.

“Este estudo apenas analisa a habilidade de um elemento químico no chá verde para evitar que o HIV se ligue às células C4 do sistema imunológico humano em testes de laboratório.”
“Muitas substâncias que, em testes de laboratórios, mostraram que podem evitar infecção por HIV, mostraram pouco ou nenhum efeito na vida real. Então, acredito que há um longo caminho a ser percorrido antes que qualquer pessoa possa confiar no chá verde para se proteger contra a infecção por HIV”, disse.

“Preservativos evitam o HIV. Qualquer coisa que melhore o sistema imunológico é benéfica para as pessoas com o HIV, mas chá verde não pode ser substituto para a medicação apropriada e para as técnicas de prevenção”, disse Lisa Power, da instituição britânica de luta contra a aids Terrence Higgins Trust.

O chá verde está ligado a efeitos positivos em várias doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer e Mal de Alzheimer.

No comments: